USE MÁSCARA – SAIBA COMO FAZER

O Governo do Estado iniciou uma campanha para que todos usem máscaras para se proteger contra o novo coronavírus. Essa também é uma orientação do Ministério da Saúde.

Pesquisadores e médicos defendem essa opção, principalmente, por existir pessoas infectadas pelo vírus, mas assintomáticas. Estudos revelam que a máscara caseira, feita com tecido de algodão, reduziu em até 78% a eliminação de microrganismos no ambiente, impedindo que as partículas sejam transportadas pelo ar, além de limitar o contato das mãos com boca e nariz, através de uma barreira física.

Recomendações do Ministério da Saúde sobre máscaras caseiras, em portaria de 02/04/2020:

1. O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.
2. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.
3. Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la na rua, não fique ajustando a máscara na rua.
4. Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara.
5. Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando tocar na parte da frente.
6. Faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).
7. Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão.
8. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
9. A máscara deve estar totalmente seca para sua reutilização.
10. Após secagem da máscara, utilize o ferro quente e acondicione em saco plástico.
11. Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.
12. Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.
13. Ao sinal de desgaste da máscara, esta deve ser inutilizada e nova máscara deve ser feita.

 

USO DE MÁSCARAS CASEIRAS

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, deve ser dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras devem ser desenhadas e higienizadas corretamente. Podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

 

Qual o melhor tecido para fazer a máscara caseira?

Dados do teste realizado pelo SENAI CETIQT mostram que as melhores opções para máscaras caseiras são camisetas de algodão, fronhas ou outros materiais de algodão. Esses materiais filtram aproximadamente 50% de partículas de 0,2 mícron, de tamanho semelhante ao coronavírus. Eles também são tão fáceis de respirar quanto as máscaras cirúrgicas, o que os torna mais confortáveis o suficiente para usar por várias horas. Dobrar as camadas de material da máscara aumenta muito a eficácia da filtragem, mas deve-se ter atenção, pois, torna a máscara mais difícil de respirar.

CONFIRA COMO FAZER UMA MÁSCARA CASEIRA E O USO CORRETO DO EQUIPAMENTO

Mostre mais
Fechar